terça-feira, 14 de abril de 2009

¿Gracias Pinochet?

Estava caminhando tranquila pela Estacción Central quando me deparei com a seguinte caneca na vitrine de uma loja de souvenirs.

'Gracias General Pinochet', ela dizia, parecendo tirar onda com a minha cara.

Fiquei com vontade de entrar na loja e perguntar se era sério. Aí fiquei pensando se a ideia que a gente tem do Pinochet no Brasil não é diferente da que se tem aqui.

Vou procurar saber, mas de pronto só sei que a atual presidenta, Michelle Bachelet, e uma parte de sua equipe de governo já esteve nos porões da ditadura de Pinochet.

Na verdade, parece que a repressão de Pinochet está presente em todos os cantos. A começar pelas pautas quadriculadas dos cadernos de aula. Depois, o excesso de controls que se exige em cada matéria. Control é tipo uma prova que, dependendo da matéria, é aplicada toda semana para controlar se o aluno aprendeu. Na faculdade! Parece que voltei ao ginásio...

Também tem os carabineros controlando o número de fotos que você tira na rua e todas as formas de manifestação popular com repressão digna de filmes de guerra. E a incompetência imensa dos chilenos de dar uma simples informação que esteja correta. Você pergunta a mesma coisa pra cinco, os cinco vão dizer coisas diferentes e ainda vão achar ruim que você perguntou, tipo com aquela cara de "que pergunta óbvia". Não sei pra vocês, mas pra mim, incompetência e repressão é bem coisa de ditadura.

2 comentários:

Marco disse...

é um penico? hehe..

bjos...

Anônimo disse...

4 pila???
orraxx... isso nao vale nem um ovo (não desmerecendo o ovo claro!)uaheuaaueha
bjos juzinha
espero que estejas aproveitando muchisimo!!

Ju cabrona