quarta-feira, 4 de março de 2009

Vale quanto pesa? O que posso levar na mala durante um voo

Na hora de fazer as malas para uma viagem longa, o que mais preocupa é o peso máximo permitido para a bagagem. Há dois tipos de bagagem, a despachada e a de mão, cada uma com regras distintas de peso e tamanho. A despachada é aquela que vai no porão do avião. Pode ser até duas malas que, somadas, não podem exceder 23 Kg, tanto em voos nacionais quanto para internacionais. Esse peso pode variar de acordo com a companhia aérea. Aqui tem mais informações e é sempre bom ligar para confirmar o limite.

E não tem choro, nem mimimi. Se você está indo passar um fim de semana ou vai se mudar definitivamente e precisa levar tudo o que você tem no mundo, as regras são as mesmas. O peso é o mesmo, tanto para uma mala para viagem longa quanto para um passeio a turismo.

Para a bagagem de mão são permitidos até 5 Kg, segundo a Anac, Agência Nacional de Aviação Civil (Artigo 42 da Portaria 676). Além disso, a soma do comprimento, largura e altura não pode ser superior a 115 centímetros. Há também uma lista de objetos proibidos na bagagem de mão e cuidados especiais com o transporte de líquidos.

Se você exceder o peso da sua bagagem, a taxa cobrada por quilo é de 1% do valor da passagem. Daí entra o seu critério, se vale pagar pelo excesso ou deixar de fora alguns objetos. Eu avalio da seguinte forma: Vale a pena pagar 8 ou 9 reais por quilo ou comprar uma bota nova? Nesse sentido, vale quanto pesa.

No próximo post, vou preparar uma lista com dicas para fazer a mala.


Atualização

O post já saiu e é esse aí: Sete dicas essenciais para fazer as mala

Veja também: Cinco dicas de segurança para sua mala de viagem


Nenhum comentário: