sexta-feira, 6 de março de 2009

Sete dicas essenciais para fazer a mala

Continuando do post anterior, hoje trago, em definitivo, dicas essenciais para fazer a mala, colocando tudo o que você precisa, sem exceder o limite de peso da bagagem.

Ok, difícil fazer caber um elefante num fusquinha, mas exercite seu lado zen e reduza, reduza e reduza mais um pouco. E já que sou organizadora por vocação, vou compartilhar meu conhecimento zen sobre a arte de fazer uma mala em sete dicas básicas. 

1. Separe suas roupas favoritas

Aquelas que, se você descuidar, usa a mesma todos os dias. São elas que você vai usar em qualquer lugar do mundo e não podem faltar na sua mala. Nem pense em levar aquela roupa nova que você ganhou no Natal, mas que tem um estilo duvidoso e por isso você nunca usou, porque não é hora para esse tipo de experimentação. Menos é mais, não apenas na elegância, mas principalmente para fazer a mala.

2. É calor, é frio, é o quê?

Saiba como é o clima do lugar onde você vai. Se é frio pa carai, convém pensar em comprar roupas de frio extremo no próprio lugar, onde geralmente tem mais opções e preços melhores que no Brasil. Esse é meu plano indo para o Chile. Quando se viaja para lugares muito frios, você só troca as roupas de baixo, as de cima são sempre as mais quentes que você tiver, então nem se preocupe em carregar muita coisa. A parte mais pesada vai estar vestida em você.

Lugares chuvosos exigem uma pesquisada em capas de chuva não só pra você, mas pra sua mochila também. E lugares secos exigem bons hidratantes e os que você confia nem sempre vão existir no lugar para onde você está indo. Vale uma pesquisada.

3. Calçados, esses safadinhos

Pesam mais do que você pensa. O básico é sempre ter um chinelo, um tênis para caminhada e um outro sapato com seu estilo. O meu, no caso, é bota, uma cano curto e uma longa. Mas como cada uma pesa pouco mais de um quilo, cortei a de cano curto. Ela é boa para treeking e frio extremo e planejo usá-la quando for ao Atacama, o que pode esperar até alguém ir me visitar e levar a bota para mim.

4. Deixe lugar para compras

Evidente que você não vai viajar e voltar sem nem uma caneta Made in China do lugar que você foi, então é melhor pensar na volta. Deixe espaço, mas não se esqueça de planejar o que você quer comprar para não exceder o peso. Eu penso em cartões-postais como presente para as pessoas e lembrança da viagem. Acho melhor do que as famigeradas lembranças Made in China ou coisas inúteis como artesanato decorativo e camisetas horrorosas. Odeio camisetas.

5. Pense na sua farmácia

Eu sou bastante prevenida em relação a remédios. Tenho uma coleção de dores de cabeça e soube que no Chile nenhuma farmácia vende sem receita, então estou preparando um estoque, dentro do que é permitido pelas aduanas, para não faltar nada em caso de necessidade. Recomendo fazer isso para qualquer país em que se vá, nunca se sabe se você vai encontrar o medicamento ao qual está habituado e se vai poder comprá-lo, mesmo com receita do Brasil.

6. Kit mágico

Você está passeando tranquilamente quando... oops. Perdeu um botão da sua camisa favorita que, por causa das minhas dicas zen, foi a única que você levou. Então siga essa outra dica: leve um kit mágico. Nele vão estar: linha branca e preta para costura, agulha e um canivete multiuso. Só não o carregue na mala de mão, pois o canivete será evidentemente barrado.

Ponha na mala despachada, de preferência dentro de uma frasqueirinha específica que deixe claro que o canivete é material de costura e para primeiros-socorros. Vai por mim, isso salva vidas.

7. Toalha

Devo confessar que sou adepta do dia da toalha e compartilho essa dica muito útil não apenas para os mochileiros das galáxias, mas para os mochileiros em geral. Uma boa toalha, de preferência daqueles modelos high tech que são leves e secam rapidamente.

Tudo bem se você for ficar só em hotéis chiques com mil toalhas para os hóspedes, mas em algum momento, você vai estar fora do hotel, querendo fazer um piquenique em uma bela tarde ensolarada e tcharam, sua toalha está lá para salvar o dia. Ou você está fazendo um tour pelos vinhedos e lá pela vigésima prova de vinho derrama tudo na sua única camisa, já salva pelo kit mágico, e tcharam, sua toalha salva o dia mais uma vez. Posso pensar em mil e uma utilidades para a toalha, principalmente se você vai ficar em albergues, mas vamos parar por aqui e desejar boa arrumação!


Nenhum comentário: